terça-feira, 27 de março de 2007

M E N T I R A: Hoje é dia . . .

Mentira tem perna curta? É o que dizem por aí...

O povo também fala que ela nunca vai sozinha, pois se não for remendada com outra, logo arrebenta.

E quem não se lembra de Pinóquio, o boneco de madeira que, quando mentia, via seu nariz crescer? Tudo isso faz lembrar que 1º de abril é o Dia da Mentira. E graças a uma mudança no calendário!

Consta que o ano começava em abril - mas passou a ter início em 1º de janeiro. Imagine a confusão! Para conservar uma antiga tradição, o povo continuou a trocar presentes no dia 1º de abril e também em 1º de janeiro: a primeira data ganhou fama de dia da farsa. A coisa pegou mesmo!

Recebeu o nome de Fool’s Day, nos países de língua inglesa, e acabou vindo para o Brasil pelas mãos, ou melhor, bocas, dos portugueses. Tornou-se logo parte do nosso folclore! Tanto que alguns, mais competentes na arte da mentira, ganharam fama: são exemplos os pescadores - quem nunca ouviu uma história de pescador?

Hoje, a data não é tão festejada como antes. Para o sossego de muita gente. Na verdade, muitas pessoas não concordam com ela, pois acham errado existir um dia em que é permitido enganar.

Afinal, mentira é isso mesmo: engano, fraude, falsidade, ilusão.

Tão perto da Páscoa estamos, que vale lembrar uma mentira que atravessou os séculos: o apóstolo Pedro, antes do galo cantar, faltou à verdade três vezes - negou que conhecesse Jesus.

Há quem minta para evitar aborrecimentos, mas é bom lembrar que, como a mentira tem pernas curtas - ou seja, dificilmente não é descoberta - quem mente acaba perdendo a credibilidade.

Que nariz grande!Não é a história da Chapeuzinho Vermelho, não! Afinal, nem só lobo mau tem narigão... Pinóquio também está nessa.

Ele é um boneco de madeira construído pelo carpinteiro Gepeto. Ganha vida e tem uma vontade enorme de virar menino de carne e osso. Mas acaba se metendo em várias confusões e, toda vez que mente, seu nariz cresce.

Pinóquio tem dois amigos que o orientam para fazer as coisas certas: a Fada do Carvalho e o Grilo Falante. Mas nem sempre ele escuta os amigos e acaba aprendendo na marra o que é certo fazer.

As aventuras de Pinóquio foi escrito pelo italiano Carlo Collodi e publicada em 1883. Em 1940 virou desenho animado pela mãos de Walt Disney. É legal ler e assistir!

Veja agora algumas mentirinhas supercomuns: você já caiu nessas?
  1. Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando!
  2. Estou sem troco, leve uma balinha.
  3. Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
  4. Puxa, como você emagreceu!
  5. Essa roupa é a sua cara!
  6. Não vou contar pra ninguém!
  7. Eu não pude evitar.
CONCURSO PINÓQUIO DE CAUSOS E MENTIRAS
Use sua criatividade e imaginação e escreva um causo ou uma mentira que consiga fazer os leitores acreditarem que é verdade. Cuidado porque seu nariz pode crescer!!!!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

Era uma vez nós estavamos na praia de Santos,um belo dia nós fomos nadar depois um navio forasteio furtou nossas pranchas de surf e nos pegaram e nos ofereceram balas e doces envenenados e nos levaram para o meio do mar para pegarmos ondas maiores,e nos pegamos 5 ondas seguidas e fomos parar em uma ilha,quase que nós morremos e decidimos iriamos a uma praia que tem navio forasteiro.


Autores:Kenya,Michael,Adrielly

Anônimo disse...

Casa Mal Assombrada

Era uma vez uma menina chamada Mariane que era muito xereta e ela fussava as coisas dos seus irmãos, um dia ela estava andandando pelo bosque, ela tropessou numa pedra e saiu rolando e derrepente ela parou em frente de uma casa assonbrada, como ela era xereta entrou dentro da casa mal assombrada.
Então quando estava entrando dentro da casa, ela deu de cara com um lobisomem,

Anônimo disse...

Era uma vez, cachorro ingles perdido no meio do mato com um
besta de um gato, etava procurando
uma galinha,e o gato um rato.



autores:VINICIUS,HIGOR,GABRIEL.

Anônimo disse...

Era uma vez, uma terrivel noite de tempestate.
Dai um homem chamado:Fred, ele levantou para comer.
De repente ele viu uma mula-sem-cabeça

Anônimo disse...

NUMA BELA TARDE, ESTAVAMOS NA BIBLIOTECA ESVAMOS ESCOLHENDO UM LIVRO;QUANDO LUCAS ACHOU UM LIVRO DE TERROR DE MIL PÁGINAS NA PRATILEIRA Nº13 E ELE FALOU:
__ANDRUSKA,MICHEL PEGUEM ESSE


AUTORES:ANDRUSKA,LUCAS S.A. E MICHEL

Anônimo disse...

Era uma vez... Eu fiquei sabendo que o Faustão enmagreseu 134 kls,de um leão correr atrás dele. Eu tambem fiquei sabendo que o Ronaudinho Gaucho fraturou o braço por causa de um chute de 0 David Bakhar, um jogador ingles ele ia chutar para escanteio porque se não o Brasil ia faser um gol.

autores:Gabriel Greco,Rafaella Masson André,Tamires Iara

Anônimo disse...

Era uma vez, um pescador que pescou uma piranha de 5,00 kg.
Mas tarde o pescador foi comer a piranha, derrepente o peixe olhou para
o homem e falou:
_Oi!


escrito por:Rafael,Gabriela,Felipe J.

Anônimo disse...

O CASTELO MAL ASSOMBRADO!!!

Há muito tempo atrás, uma menina chamada Juliana, gostava de brincar em um castelo mal assombrado.
Um dia, ela chamou sua amiga Fernanda para ir junto, mas Fernanda não queria aceitar
porque tinha medo.
De tanto Juliana insistir, Fernanda acabou aceitando, e lá foram elas, entrando no castelo, ouviram a porta abrir e fechar sozinha.
Então Fernanda falou:
-Juliana eu estou com medo, vamos embora?!
-Ah! Não está tão legal aqui, fantasmas voando, múmias saindo do túmulo!Pra que ir embora?-disse Juliana.
-Mas as portas estão batendo.-Disse Fernanda.
Então Juliana e Fernanda tiveram
uma surpresa, a porta se trancou pelo lado de fora e as meninas nunca mais foram vistas...

AUTOR(A):RAPHAELA MENDES FAUSTINI.

CORREÇÕES:RAQUEL E RAUL

Anônimo disse...

RAQUEL disse...

RAQUEL DISSE...

QUANDO OS CONSTRUTORES FORAM CAVAR PARA FAZER O ALICERSSIE DA ESCOLA EMEF PAULO FREIRE, ACHARAM UMA CAVEIRA DE UMA CRIANÇA QUE ATÉ HOJE TEM AQUI NA ESCOLA ESCONDIDA NO SOTÃO, E A DIRETORA FALA QUE HOUVE GRITOS A NOITE, ACREDITE SE QUISER... NÓS JÁ OUVIMOS!

ESCRITO E PRODUZIDO POR: RAUL, RAQUEL E RAPHAELA

Anônimo disse...

O castelo encantado

Em uma certa segunda-feira, às 14h19min, eu estava pensando em convidar uma amiga para ir comigo à floresta procurar um castelo. E logo pensei na minha amiga Adrielly.
Então, resolvi ligar para ela. Quando ela atendeu eu disse:
-Oi Adrielly! Aqui é a Juliana, eu te liguei para saber se você quer ir comigo à uma floresta para encontrar um castelo!!!! Você aceita?
-Claro, eu estou de castigo mas vou sair escondida, minha mãe é muito chata.
-Está bem, nós vamos às 16 horas.
-Combinado, já vou me preparar.
Assim chegou 16h, e lá fui eu e a Adrielly na floresta. De repente, encontramos um super castelo e nós fomos direto entrando, claro né?
Nós encontramos um relógio falante, princesas, príncipes e muitas criaturas mágicas.
Depois desse dia sempre acreditamos em criaturas mágicas, porque existem!!!!

Assinado: Juliana Silva e Adrielly

Anônimo disse...

Um castelo assombrado

Um dia num reino muito distante, a princesa Patrícia foi raptada por um monstro de duas cabeças. Os povos do reino gritavam:
__ Salve a princesa Patrícia!
Todos estavam tristes por causa da princesa.
Quando de repente o mostro de duas cabeças foi cuspir fogo e da boca dele saiu a princesa Patrícia.
Para os povos do reino era muita animação.
Depois de alguns dias os povos viraram amigo do monstro de duas cabeças, e o monstro foi contratado para trabalhar de guarda no castelo.

Anônimo disse...

A MENTIRA dos Simpsons


Era uma vez uma família com o sobrenome Simpsons e andava falando que existia dragão e que já tinham visto um dragão verde e branco.
Essa familia é muito mentirosa e toda vizinhança
caia nas mentiras.
E um dia viram um dragão de quatro cabeças aterrorizando a cidade e destruindo a humanidade e
a casa deles e ai eles agacharam nos pés do dragão e pediram desculpa para o dragão.
E eles viveram por todo tempo sem mentir e a vizinhança sem acreditar.

GABRIEL GRECO
RODRIGO IVAN CARDOSO JACINTO

Anônimo disse...

O código secreto


A muito tempo atrás...
numa terra muito, muito distante aconteceu uma coisa que mexeu com o mundo inteiro: O mundo foi dominado pelas MÁQUINAS que vieram do Triângulo das Bermudas!!!!
Para os nossos habitantes conseguirem destruí-las
eles deviam decifrar o código:

SDFFÁTRASDOGUARDAROUPADOPRÉDIOCENTRALJJGF
!@#$%*()_+}

então surgiu uma inteligência no homem e com isso ele conseguiu decifrar o código. E assim o mundo voltou ao normal...


OBS: Você também consegue decifra-lo?

Anônimo disse...

O porão

Era uma noite de lua cheia quando um menino escutou um barulho no porão, então ele pegou a lanterna da mochila para ver o que tinha, e desceu a escada.
Então o barulho aumentou, e quando foi abrir a porta, viu uma vassoura apontada para a porta. Ele abriu, foi ver o que estava acontecendo, e o barulho diminuiu, então ele entrou e o porão estava silencioso.
Quando sentiu uma coisa peluda subindo em sua perna, acendeu a luz e viu que era só o seu gato.
No dia seguinte a avó dele perguntou:
-Você viu o meu gatinho?Eu não achei ele.
-Sim, eu vi ele. Estava no porão.
Ele pensou: -não acredito que só tinha o gato da minha avó!

Autores:Michael e Kenya.

Anônimo disse...

A HISTORIA MENTIROSA

UM ANO ATRÁS ACONTECEU UM INCÊNDIO NA ESCOLA, E ATINGIU 258 PESSOAS E NO MESMO DIA TEVE UM ASSALTO E FERIU 388 PESSOAS.
E VEIO 19 BOMBEIROS, NO FINAL DO INCÊNDIO ENCONTRARAM 59 PESSOAS, E NÓS FOMOS ATRAZ DOS LADRÕES E CONSEGUIMOS PEGA-LOS. SABE QUEM ERA UM DOS LADRÕES? O DIRETOR DA ESCOLA E OS SEUS FUNCIONARIOS!!!
DEPOIS CONSTRUIU MUITAS COISAS NA ESCOLA E TUDO SE RECUPEROU, A DIRETORA FOI PRESA POR 2 ANOS E 3 MÊSES.
E DEPOIS CONTRARAM OUTRA DIRETORA, E OUTROS FUNCIONARIOS E TUDO FICOU BEM !!!

GABRIEL P. VINÍCIUS E HIGOR

Anônimo disse...

UMA ESCOLA DIFERENTE


UM DIA NUMA ESCOLA ONDE SÓ HAVIA MENINOS ELES ERA MUITO BAGUMCEIOR E SÓ PENSAVAM E FUTEBOL.
SEGUNDA FEIRA DIA DE ED FÍSICA COM A PROFESSORA PIRADA MORGANHA .
ELA CHEGOU COM SUA CARA DE URUBU REI E CEU CORPO DE BARATA CHAMOU OS MENINOS PARA SUBIR PARA A QUADRA PARA JOGAR CAÇA A ARANHA .
TODOS NOS FOMOS ATRAS DA ARANHA.
ESTAVA MUITO BARULHO QUANDO DERREPENTE MORGANHA GRITOU;
-- CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALA A BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCA!
SEU GRITO ERA SUPER SÕNICO E DERRUBOU A ESCOLA TODA COM SEU GRITO SUPER SÕNICO E SÓ SOBROU UM POSTE DE AÇO QUE, CAIU EM SUA CABEÇA.
MAS FORMOU UM GALO MAIS TÃO TÃO GRANDE QUE INCOSTOU NO BUMBUM DE DEUS.
E DEUS ABENÇUOU ESSE GALO.



FELIPE E ALEXANDRE

Anônimo disse...

Morganha o retorno

Depois do galo ter crescido e encostado no bumbum de Deus e ter abençoado, levaram a Morganha para um hospital só havia gente com galos grandes .
Os médicos consideraram o galo de Morganha o maior do planeta, e então ela entrou para o livro dos recordes com o maior galo da galáxia.
Ao passar do tempo ela decidiu ser super- herói e fez uma roupa que tinha capa verde, roupa amarela, botas e luvas azuis e a
mascara branca e ela virou a super galo Brasil.
E ela tinha alguns poderes como o super grito, peido voador, galo de ferro e pode se transformar em outras coisas.
E seu maior inimigo é o Jorge Bucha o cara mais limpo do mundo e mora no esgoto americano,
a Morganha consegui derrotar Jorge Bucha com o meu peido voador e todo o meu poder.
E assim eu Alexandre e Felipe G contamos a lenda da Morganha.

Anônimo disse...

É mentira....ou verdade?

-Num dia, um salgadinho de presunto que eu comprei, vinha com uma figurinha e no meu veio 100 figurinhas. Vocês acreditam?
-Pará de falar mentira, Pedrinho.Você vai escutar uma grande verdade. Foi quando eu ganhei 10 medalhas de uma vez só. Isso que é verdade pura.
-Isso que é mentira mesmo, Carolina, porque só eu falo verdade e uma das verdades é que eu ganhei de presente 3 Lap Top e ganhei na Mega Sena!
-Por que vocês não param de mentir e escutam o que eu falo?-1 minuto de silêncio...
-Meu nome é Keiko e veio da China.Seu significado é saúde.
-Nossa!-todo mundo disse.
-Eu quero Keiko para o mundo!-Disse o Pablo.
-Vocês acreditaram? rarararararara!!!
-desse dia em diante ninguém nunca mais mentiu.

Autores: Andruska, Lucas S e Michel.